Blog

Energia eólica: conheça a tecnologia de funcionamento por trás dos gigantes da energia renovável e não poluente 

A energia eólica pode ser gerada em grande escala, em parques eólicos, ou em pequena escala, em turbinas eólicas individuais instaladas em residências ou empresas. De qualquer forma, existem peças que formam a estrutura adequada para o bom funcionamento. 

Para entender melhor quais são esses equipamentos e como tudo funciona a partir deles, continue a leitura. A seguir, abordaremos sobre tudo o que envolve essa fonte de energia impulsionada pelos ventos! 

O que é a energia eólica? 

A energia eólica é um tipo de energia renovável gerada da força dos ventos, totalmente limpa e sustentável, pois não emite gases de efeito estufa ou outros poluentes na atmosfera. Mesmo assim, ela é a segunda maior fonte da matriz energética do Brasil. 

É produzida em um processo de conversão de energia cinética, proveniente do movimento, em eletricidade. Isso é possível de ser feito por meio das turbinas eólicas ou aerogeradores, que se assemelham aos moinhos de ventos, e formam os parques eólicos. 

Como funciona as turbinas dessa fonte de energia? 

A estrutura da turbina é composta por uma torre, pelo rotor e pelas pás. O vento faz com que as pás girem a uma velocidade que varia de 10 a 25 rotações por minuto (rpm), acionando assim o rotor, a peça na qual as pás estão conectadas.  

O movimento é multiplicado no interior da nacele, a estrutura retangular que fica posicionada atrás das pás e na qual está conectada a torre da turbina. No interior dela, fica o gerador, responsável pela conversão da energia cinética em energia elétrica. 

A eletricidade é enviada para a rede elétrica através de cabos que se conectam à base da torre. A energia pode então ser distribuída e utilizada pelos consumidores. 

Como são fabricadas as estruturas? 

Os aerogeradores – equipamento composto por esse conjunto de peças – são estruturas gigantescas que pesam toneladas e grande parte deles são importados pela indústria brasileira. 

A fabricação das pás e do cubo do rotor (hub), eixo, transmissão, gôndola e torre, bem como das conexões necessárias entre estes componentes, requer uma série de operações de usinagem de alta precisão. Contudo, as máquinas utilizadas neste processo são de perfis de médio e grande porte e exigem maior segurança e precisão na operação. 

E quando se fala de segurança na operação, logo estamos falando de produtos da FW do Brasil. Presentes em toda a cadeia produtiva industrial, as Proteções de Barramento e Transportadores de Cavacos fabricados pela FW do Brasil, são itens que estão nas principais máquinas de usinagem utilizadas para fabricação dos aerogeradores. 

Nossas peças asseguram proteção eficiente para máquinas que desempenham trabalho pesado e que precisam ter seus barramentos sempre limpos e livres de impurezas. 

No vídeo a seguir, você pode conferir como é o funcionamento das Proteções Telescópicas e Sanfonadas no processo de usinagem do cubo do rotor (hub) que compõe os aerogeradores de energia eólica. 

Clique aqui e veja o vídeo

A energia eólica pode ser muito bem aproveitada em casas ou em indústrias. De qualquer forma, para funcionar corretamente, os equipamentos precisam de proteção para terem um funcionamento pleno. Para isso, conte com uma empresa especializada no assunto! 

Já conheça nossas soluções em proteção de máquinas? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!