Blog

O que são cavacos e por que a sua indústria precisa se preocupar com eles? 

Por ter impactos diretos no processo de produção das indústrias, entender o que são cavacos e por que é interessante coletá-los é mais que indispensável para manter a qualidade da usinagem e a segurança dos operadores. 

Para esclarecer sobre o assunto, preparamos um post sobre o conceito, tipos e como gerenciar essa parte na sua empresa. Afinal, ela representa até 50% de um material bruto após a usinagem e merece atenção. Então, continue a leitura! 

O que são cavacos? 

Os cavacos são consequência da usinagem de metais, um processo comum nas indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, dentre outras. Durante ele, são produzidos resíduos a partir do metal bruto, conhecidos como cavacos. 

Esses pedaços podem ser de metal, plástico ou qualquer outro material que esteja sendo usinados, sendo gerados quando a ferramenta de corte entra em contato com a peça de trabalho e remove uma camada de componente. 

À medida que a ferramenta se move, os cavacos se acumulam ao longo do caminho de corte e são removidos da área de trabalho com a ajuda de um sistema de evacuação, como um transportador de cavacos ou um aspirador de pó. 

A forma e o tamanho podem variar conforme o material sendo usinado e o tipo de ferramenta de corte utilizada. Saber sobre isso é importante para determinar a qualidade da usinagem, pois pode indicar problemas, como sobreaquecimento ou desgaste excessivo. 

Quais são os tipos de cavacos? 

A usinagem pode produzir três tipos de cavacos, cada um com suas características distintas. 

Cavaco contínuo 

É gerado quando o material usinado conta com poucas zonas de ruptura, ou seja, quando a ferramenta é movida em linha reta em relação à peça de trabalho. É comum em materiais macios, ocupa muito espaço na máquina e pode indicar que a ferramenta está desgastada ou a velocidade de corte é muito alta. 

Cavaco lamelar 

É produzido a partir de um material mais maleável e mais favorável ao armazenamento, por isso, é comum em materiais duros e frágeis, como aços endurecidos e ferros fundidos. Se caracteriza por apresentar uma forma plana e lisa, semelhante a uma lâmina.  

Esse tipo pode indicar que a ferramenta de corte está desgastada ou que a velocidade é muito alta. Além disso, ele pode causar problemas de usinagem, como o surgimento de sulcos na superfície da peça ou o desgaste prematuro da ferramenta. 

Cavaco arrancado ou cisalhado 

Resulta de materiais frágeis com baixo grau de deformação. É geralmente mais curto e mais espesso do que outros tipos, e sua forma pode variar dependendo da geometria da ferramenta e da velocidade de corte. Indica desgaste ou pressão muito alta. 

Por que fazer a coleta dos cavacos? 

Os cavacos podem representar um risco para a segurança dos operadores e dos equipamentos de usinagem. Eles podem causar ferimentos, danos aos componentes da máquina ou obstruir a passagem de fluidos de corte, causando problemas de lubrificação e resfriamento. 

A coleta desse material por meio de um transportador de cavacos e caçambas basculantes eficientes, oferece mais segurança e ainda, impulsiona o reaproveitamento através da fundição. Isso permite às indústrias a economizarem em matéria-prima, limpeza, mão obra e transporte. 

Além disso, essa ação diminui o desgaste nas ferramentas, reduzindo a necessidade de manutenção, reparos e trocas constantes, assim como prolongando a vida útil e garantindo a qualidade do processo de usinagem. 

Agora você já sabe o que são cavacos e que o processo de coleta e a armazenagem é de muita importância, pois mantém as áreas de trabalho livres de interferências mecânicas e de riscos de acidentes. 

Conheça agora nossos transportadores de cavacos modernos e tecnológicos para garantir todos os benefícios de uma coleta eficiente!