Blog

Proteus: o primeiro material não-cortável fabricado do mundo 

Diferentemente do que você pode pensar, o Proteus não é inspirado em safiras ou diamantes, que são naturalmente mais resistentes, mas, ainda assim, podem ser cortáveis. E aqui vai outra curiosidade: além da sua principal característica – não-cortável –, é forte e leve ao mesmo tempo, com 15% menos densidade que o aço. 

Neste post, você descobrirá qual é o primeiro material não cortável fabricado no mundo e poderá ficar por dentro da futura tecnologia usada em indústrias que trabalham com ferramentas de corte. Então, confira todas as informações abaixo! 

Como surgiu o Proteus? 

Em 2020, pesquisadores da universidade de Durham (Reino Unido) e do Instituto Fraunhofer (Alemanha), confirmaram ter criado o primeiro material não cortável fabricado do mundo, o Proteus. O nome é baseado na mitologia grega, onde Proteus é uma divindade marinha capaz de se transformar em diferentes criaturas. 

O mais impressionante é que a ideia partiu da fruta “grapefuit”, em português, a Toranja – um cruzamento do pomelo com a laranja. A combinação foi feita com as resistentes conchas de moluscos do mar. 

As criaturas marinhas Abalone tem como base os ladrilhos interligados a um material biopolímero que os tornam resistentes a fraturas. Para resistir às ferramentas mais fortes, foram encontrados materiais orgânicos em conchas de moluscos, substituídos no novo material por industriais, cerâmicas de alumina e uma matriz de espuma metálica de alumínio. 

Como funciona o Proteus? 

A estrutura de espuma metálica de alumínio celular faz com que a força aplicada ao material seja revertido para a ferramenta de corte. Foram feitos diversos testes com ferramentas industriais, Esmeriladeira Angular, Furadeiras e Máquinas de corte a Jato de Água e o resultado é impressionante. 

Na prática, o material vibra conforme tritura o alumínio e destrói o disco de corte ou a broca, por isso, não pôde ser cortado por ferramentas tradicionais como rebarbadoras, brocas ou jatos de água de alta pressão (que são enfraquecidas). 

Esse potencial se deve às características principais: altamente deformável e ultrarresistente a cargas pontuais dinâmicas. 

Como o material será útil na indústria? 

O material é extremamente resistente, podendo ser utilizado para vários fins, como cadeados e equipamentos de proteção para aqueles que trabalham com ferramentas de corte. Devido a isso, poderá ser amplamente usado na indústria de saúde e segurança. 

Os pesquisadores veem possíveis aplicações para diversa situações do dia a dia, como na criação de veículos blindados mais fortes e leves, ou em trancas, que atualmente são vulneráveis aos equipamentos tradicionais de corte. 

O projeto ainda não foi patenteado e a equipe busca parceiros para comercializar o material em larga escala. Mesmo assim, Proteus promete ser o primeiro componente não cortável do mundo, com o potencial para ser aplicado em empresas e casas. 

Você já conhecia essa novidade? Compartilhe com os amigos entusiastas de novas tecnologias!