Blog

Separador magnético: o segredo para produtos livres de contaminantes

Com o passar do tempo, as indústrias precisaram se atualizar e adquirir tecnologias mais eficazes e versáteis para atender às demandas específicas. Nesse contexto, surgiu várias opções, como o separador magnético.

Hoje em dia, a necessidade de garantir a qualidade do produto final, proteger equipamentos e maquinários, além de atender a requisitos regulatórios, impulsiona o uso desse dispositivo.

Ele é responsável por esses e outros benefícios em diversas áreas industriais. Por isso, separamos mais informações sobre o seu conceito, funcionamento e por que é tão importante. Confira!

O que é um separador magnético?

Um separador magnético é um dispositivo utilizado na filtragem industrial para remover partículas metálicas indesejadas de materiais sólidos ou líquidos

Ele aproveita as propriedades magnéticas dos materiais para atrair e separar partículas ferrosas ou paramagnéticas do fluxo de material.

Qual a função do separador magnético?

Sendo projetado por especialistas industriais, o separador magnético serve para separar impurezas ferrosas de produtos líquidos ou semi-pastosos, como chocolate ou óleo. 

Por isso mesmo, ele é mais utilizado em indústrias farmacêuticas e alimentícias, que requerem atenção redobrada para questões de contaminação de medicamentos e alimentos.

Qual a importância de um separador magnético?

O separador magnético é importantíssimo para não contaminar os materiais com substâncias ferrosas. Seu formato possibilita uma fácil limpeza por existir duas formas de confeccioná-lo de duas formas de limpeza: sendo a manual ou semi- automática. 

Os separadores magnéticos são amplamente utilizados em diversas indústrias porque ajudam a garantir a qualidade do produto final, protegendo equipamentos e maquinários contra danos causados por partículas metálicas.

Quais os tipos de processos feitos pelo separador magnético?

Existem três tipos de processos para fazer a filtragem de água com separador magnético, sendo eles compostos pela:

  1. captação e filtragem de água bruta;
  2. filtragem de efluentes para reúso industrial;
  3. tratamento de água de processo

Passo 1: captação e filtragem de água bruta

A água é extremamente usada para o bom funcionamento e desempenho de uma indústria, mas precisa passar por processos para ser usada de forma adequada e correta.

A captação e filtragem de água bruta ocorre por meio de uso da água de rios, represa e rede de abastecimento. O líquido passa por um processo de tratamento para ser bem utilizado na linha de produção e processos de usinagem.

Passo 2: filtragem de efluentes para reúso industrial

Já na filtragem de efluentes para reúso industrial com uso de separador magnético, a empresa pode ser um efluente próprio ou utiliza um sistema de saneamento público da cidade.

Fora a água há ainda a filtração de sistemas de lubrificação industrial, com a utilização de óleo. Independente de qual seja a operação regular do sistema, a filtragem faz o trabalho extra de tratar a lubrificação do sistema e o controle de filtragem da usinagem.

Esses sistemas vêm ganhando mais espaço em novos projetos de filtragem industrial, pois existe uma real liberdade de se dimensionar os parâmetros de aplicação como vazões, pressões, perdas de carga iniciais e finais, inclusão de sistemas de refrigeração. 

Passo 3: tratamento de água de processo

Por fim, o tratamento de água de processo é uma água pré-filtrada, seja na captação ou no reúso. Um sistema de filtragem industrial realiza todo o mecanismo de uso saudável da água.

Existem outras formas de fazer filtragem industrial?

Além de um sistema de separador magnético, conheça todos os outros tipos e formas de se fazer filtragem industrial de qualidade e de forma eficiente:

  • tanque de transferência;
  • filtro plano à gravidade – BP;
  • filtro aluvião automático com secador de lodos;
  • separador de óleo/água;
  • filtro rotativo – BPR;
  • grade magnética.

Onde encontrar o melhor separador magnético?

Existem empresas especializadas na fabricação de separadores magnéticos industriais, como a FW do Brasil.  A marca fabrica separador magnético desde 1999, trabalhando para garantir equipamentos e máquinas de qualidade, estando resistentes e duráveis.

O separador magnético da FW é fabricado em aço inoxidável resistente a altas temperaturas e aplicações especiais. Além disso, pode ser de dois formatos: filtro bala e filtro para líquidos.

Ambos têm como objetivo a descontaminação ferrosa de materiais diversos, principalmente relacionados à descontaminação e limpeza de máquinas e equipamentos industriais.

O separador magnético é indispensável para as indústrias, especialmente de mineração, processamento de alimentos, medicamentos e químicos. Graças a ele, é possível assegurar a qualidade dos produtos fabricados. Entre em contato com um de nossos profissionais e conheça nosso catálogo de produtos para comprar sistema de filtragem industrial adequado!