Blog

O que é a NR-12 e como a proteção de máquinas está associada à norma? 

A NR-12 e a proteção de máquinas industriais e de manufatura estão totalmente ligadas. Ambas visam assegurar a integridade do ambiente de trabalho, sobretudo, das pessoas que operam os equipamentos todos os dias. 

No entanto, nem todos os donos ou gerentes conhecem e aplicam as medidas necessárias para as máquinas serem operadas de forma segura, contribuindo para a preservação da saúde e do físico dos colaboradores do chão de fábrica. Por isso, mostraremos a importância desses termos a seguir! 

O que é a NR-12? 

A NR 12 é a Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Ela foi criada em 1978 visando regulamentar e definir padrões de segurança e qualidade nas rotinas produtivas que usam máquinas e equipamentos. 

Também define os requisitos mínimos de segurança em relação à proteção contra riscos elétricos, mecânicos, químicos, térmicos, de radiações ionizantes e não ionizantes, entre outros. 

Sendo assim, visa garantir a segurança, saúde e integridade física dos colaboradores, além de definir as responsabilidades dos empregadores e trabalhadores nesse contexto. Em outras palavras, tenta reduzir o risco de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. 

Qual é a importância da Proteção em Máquinas e Equipamentos? 

A proteção de máquinas está diretamente associada à NR-12, uma vez que a norma define requisitos mínimos de segurança para máquinas e equipamentos, incluindo a sua instalação, operação, manutenção e reparo.  

A norma estabelece que as máquinas e equipamentos devem ser projetados, construídos, montados e operados de forma a garantir a segurança dos trabalhadores. E é justamente isso que a proteção faz. 

Algumas das principais razões pelas quais esse tipo de solução é tão importante incluem: 

  • prevenção de acidentes e lesões graves no ambiente de trabalho: sem proteções adequadas, as pessoas podem ficar expostas a riscos como cortes, esmagamentos, queimaduras e outros acidentes graves;
  • atendimento à legislação: a NR-12 estabelece requisitos obrigatórios para a proteção de máquinas e equipamentos. As empresas que não cumpri-los estão sujeitas a multas e penalidades;
  • proteção da saúde e o bem-estar dos trabalhadores: quando as máquinas são protegidas adequadamente, os funcionários ficam menos expostos a poeiras, ruídos, vibrações e outros riscos que podem causar problemas a longo prazo;
  • melhoria da produtividade: reduz o número de paradas não planejadas para reparos e manutenção. 

O que acontece caso a empresa não esteja adequada a NR-12? 

Caso uma empresa não esteja adequada à NR-12, estará sujeita a diversas penalidades previstas na legislação trabalhista. Entre as principais consequências, podemos destacar: 

  • multas: a empresa pode ser multada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O valor pode variar conforme a gravidade da infração e o seu porte; 
  • embargo da atividade: em casos mais graves, o órgão pode determinar a interrupção temporária das atividades até que sejam realizadas as adequações necessárias; 
  • processos trabalhistas: os operários que forem vítimas de acidentes ou lesões causados pela falta de adequação à NR-12 podem entrar com processos trabalhistas contra a empresa, buscando indenizações por danos morais e material; 
  • imagem negativa: a indústria pode sofrer prejuízos à imagem e reputação no mercado em caso de acidentes de trabalho ou infrações à legislação trabalhista. Isso pode afetar a sua capacidade de atrair e reter clientes e trabalhadores.

Agora você sabe como é essencial que as empresas se adequem às exigências da NR-12, realizando a adequação das máquinas e equipamentos. Assim, garante a proteção das peças e dos colaboradores no chão de fábrica, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. 

Se você ainda não tem proteção de máquinas na sua indústria ou manufatura, conheça nossas soluções para trazer mais segurança ao seu negócio!