Blog

Proteções de máquinas: garantia de segurança no ambiente de trabalho 

Se você tem uma indústria ou manufatura, já deve ter visto muitos tipos de proteções de máquinas, ou pelo menos ouvido falar nesse termo, não é mesmo? A sua popularidade no setor se deve a importância de prevenir acidentes de modo geral. 

Mas afinal, o que são essas proteções? O que elas protegem? Do que elas protegem? Quais são os tipos existentes? Para deixar tudo mais claro sobre o assunto, preparamos uma breve explicação com tudo o que você precisa saber. Confira! 

O que são as proteções de máquinas? 

As proteções de máquinas são equipamentos utilizados por empresas metalúrgicas e do ramo metal mecânico para a proteção de suas máquinas operatrizes. Elas podem ser confeccionadas com materiais de grande durabilidade e resistência como o aço, latão, tecido de vidro, poliamida, entre outros. 

Como funcionam as proteções de máquinas? 

Basicamente, operam como escudos que resguardam partes móveis de máquinas, como fusos, cilindros hidráulicos, cilindros pneumáticos, plataformas elevatórias e outros.  

Elas também protegem partes fixas das máquinas, como barramentos e guias lineares. Ou seja, as partes mais críticas, aquelas que sem a proteção estariam expostas a inúmeros agentes com alto potencial agressivo. A seguir, confira alguns exemplos! 

Ambientes internos 

As proteções localizadas em ambientes internos (dentro das máquinas) protegem dos detritos provenientes da usinagem (conhecidos como cavacos), das limalhas e outras partículas, das altas temperaturas, da abrasão e até mesmo de elementos químicos, como os óleos refrigerantes, entre outros. 

Ainda, a proteção adequada ajuda a prevenir acidentes e lesões nos trabalhadores, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro. Aliado a isso, controlam a poluição sonora e a emissão de substâncias químicas e partículas no ar, que auxiliam não só na saúde, como na prevenção de danos ambientais. 

Ambientes externos 

Já as proteções localizadas em ambientes externos, protegem das intempéries (chuva, poeira, umidade, sol). A exposição a esses elementos pode causar danos aos componentes elétricos, mecânicos e eletrônicos das máquinas, além de reduzir sua eficiência e vida útil. 

Para proteger as máquinas das condições climáticas adversas, as peças podem incluir capas e invólucros que impedem a entrada de água, poeira e outras partículas. Além disso,  também podem ser projetadas para resistir a ventos fortes e outras forças externas, como raios e trovões. 

Quais são os tipos de proteções de máquinas? 

Existem diversas formas de assegurar a integridade das máquinas em ambientes industriais e de manufatura, como: 

  • proteções físicas: barreiras físicas que impedem que os trabalhadores entrem em contato direto com as partes perigosas das máquinas e equipamentos, como engrenagens, correias, polias, entre outros; 
  • proteções eletrônicas: dispositivos eletrônicos que monitoram tudo e interrompem o funcionamento caso ocorra alguma anomalia; 
  • proteções mecânicas: dispositivos mecânicos que interrompem o funcionamento em alterações anormais; 
  • dispositivos de segurança: limitam o acesso dos trabalhadores a áreas perigosas, como sensores de presença, fechaduras, entre outros;
  • sistemas de controle de emissões: controlam a emissão de poluentes, ajudando a proteger o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores. 

Assim, podemos resumir que não usar nenhuma proteção de máquina é colocar a integridade delas em risco e sabemos que são o coração de uma empresa do setor. Sem estar em pleno funcionamento, resulta tempo improdutivo, despesas desnecessárias, nada produzido e nenhum lucro gerado. 

Ainda não tem peças para proteger a sua indústria? Conheça nossas soluções de qualidade e garanta a produtividade na sua empresa! 

Continue aprendendo 

Agora que já conhece um pouco mais sobre as proteções de máquinas, separamos um vídeo mostrando um Centro de Usinagem em operação, aonde podemos notar a movimentação da proteção instalada, acompanhando a necessidade da máquina. É uma peça montada no formato Quadro Telescópico, cuja função é proteger os eixos X (direito e esquerdo) e Z (vertical) contra os cavacos gerados no processo. 

Clique aqui e veja o vídeo